Escolher as músicas certas para tocar em um casamento exige paciência e muita conversa, além de bastante pesquisa. Elas não podem ser aleatórias, pois é um momento especial que exige muito cuidado; a cerimônia e a festa do casamento são momentos que serão lembrados para sempre, tanto para os noivos quanto para os convidados.

Muito desse cuidado deve ser com a extensão da cerimônia, por exemplo: quanto mais músicas inserir na programação, mais longa ela será. E você, que está lendo esse artigo agora, já deve pensar: casamentos longos são cansativos! Pois são mesmo. Apesar de todo o seu significado, cerimônias muito longas tendem a cansar as pessoas mais velhas, as crianças e os profissionais que trabalham nelas. Por isso, já de começo, fica a dica: seja razoável e escolha apenas as que são essenciais.

StageOn Brasil - Agência de Divulgação e Contratação de Artistas

É claro que você pode pedir para tocar as outras músicas que ficaram de fora da setlist da cerimônia durante a festa. Nesse caso, é só pedir para o DJ contratado ou para a banda colocá-las na programação. E falando nisso, aqui na StageOn você encontra os melhores profissionais não só para tocar na sua festa, mas também durante o casamento religioso. Dê uma olhada em nosso catálogo e confira!

Continuando: neste artigo vamos mostrar para você como escolher as músicas que podem entrar em uma cerimônia de casamento. Você vai saber quais são as mais adequadas para cada momento, e assim organizar tudo de forma que fique perfeito! Vamos lá?

Veja também como podemos te ajudar na organização de seu casamento: Do Sim à Lua de Mel
Baixe agora nosso Checklist completo para não se perder na organização de seu casamento: Baixar o CHECKLIST!

Quando entram os padrinhos

Essa em geral é a primeira música que toca na cerimônia. Então, ela deve ser bonita, elegante, mas que não destoe do momento e não sobreponha o passo seguinte, que é justamente a entrada da noiva para o altar. Portanto, a melhor opção pode ser um tema de filme com melodia mais suave, ou até mesmo uma música instrumental. Algumas pessoas mais descontraídas tendem a colocar outros tipos de música, como hinos de times, etc. Se você pretende ter uma cerimônia mais elegante, fuja desse tipo de escolha, pois dá a impressão de bagunça generalizada.

A entrada da noiva

O momento mais importante da cerimônia. Aqui, é inescapável a Marcha Nupcial, a música-base para esse momento. Mas isso não é uma cláusula pétrea, ou seja, não é algo obrigatório. Você pode escolher, sim, uma outra música para a entrada da noiva. Porém, ela seja coerente com o resto da setlist, principalmente com a música que vem imediatamente anterior. Muitos casais costumam usar a música que eles consideram seu tema nesse momento. Isso para deixá-lo bem marcado. É uma boa opção, mas converse com os músicos para que, se necessário, seja dado um arranjo mais suave.

A entrada das daminhas

Como se tratam de crianças, a melhor coisa nesse momento é escolher uma música infantil, algum tema de desenho animado que seja importante para os noivos. Todo mundo tem o seu desenho preferido, e se eles tiverem um favorito em comum, melhor ainda. Esse momento deve ser leve e descontraído, e se a música escolhida for um tema mais pesado, peça aos músicos para fazer um arranjo mais tranquilo para essa entrada.

O momento da bênção

Nesse momento da cerimônia, é normal escolher uma música sacra, ou com um instrumental que eleve a bênção, pois se trata do momento mais sagrado de todo casamento. Escolha com sabedoria, pois nesse momento a música deve mesmo mexer com os sentimentos tanto dos noivos quanto dos convidados. Uma canção mais agitada, neste momento, não é recomendável. Em casamentos de fundo católico, em geral se usa a Ave Maria.

O momento dos cumprimentos

Esse é um momento mais descontraído, onde você pode colocar uma música menos tradicional. Uma música popular, com um arranjo suave, pode fazer bem nesse momento. Entretanto, tenha cuidado. Ao escolher a canção você deve prestar atenção também nas letras. Isso para que elas não soem inadequadas tanto para esse momento específico quanto para a cerimônia toda. Em geral, escolhe-se uma música romântica ou com temática de elevação, de paz e amizade.

A hora da saída

Quando a cerimônia acaba, você pode pedir para tocar uma música animada, pois denota que a parte principal religiosa está concluída e já abre as portas para a festa dos noivos. Claro, não pode ser excessivamente animada pois muitas igrejas ou templos não permitem (mas não custa nada consultar os locais); porém, esse é o momento em que os então noivos já estão casados, então é o momento de celebrar, de festejar!

Organização de Casamento - StageOn Brasil

O trabalho de procurar as músicas que irão tocar no casamento precisa ser feito com alguns meses antes de sua realização, pois é preciso contratar os músicos que irão executá-las e passar a setlist para eles, pois dependendo de como ela se desenrolar, é preciso ensaios e rearranjos.

Portanto, contrate profissionais confiáveis para essa tarefa. Tanto para a cerimônia quanto para a festa, aqui na StageOn nós temos os melhores músicos para deixar esse momento ainda mais especial!

StageOn Brasil - Agência de Divulgação e Contratação de Artistas

StageOn Brasil – Agência de Divulgação e Contratação de Artistas