As pessoas costumam falar que, quando se trata de uma festa, a melhor parte é esperar ela começar. Na maioria das vezes isso é verdade – quem não gosta de uma festa, não é? – mas para quem está organizando, não é bem assim. Em geral, a tensão e a expectativa de que dê tudo certo deixa qualquer organizador sem tranquilidade.

A preocupação ainda é maior para quem está organizando uma festa de formatura. A responsabilidade é gigante! Mas calma: não é esse bicho de sete cabeças que pode parecer. O nosso post de hoje vai mostrar para você quais são os últimos detalhes que você não pode deixar de conferir antes da festa começar. São dicas bastante simples, mas que se forem seguidas à risca, fará com que a festa corra sem nenhum tipo de imprevisto!

StageOn Brasil - Agência de Divulgação e Contratação de Artistas

StageOn Brasil – Agência de Divulgação e Contratação de Artistas

Veja abaixo quais são os pontos que não devem ficar de fora. Preste bem atenção, pois isso pode salvar a noite!

Confira a distribuição das mesas no salão

Uma das coisas mais importantes dentro de uma festa de formatura é o posicionamento das mesas no espaço onde ela será realizada. Isso porque cada formando quer ficar perto de seus amigos nesse momento de comemoração. Então, nunca se esqueça de acertar essa distribuição de mesas de acordo com afinidades pessoais de cada um.

É natural que grupos de amigos queiram ficar perto uns dos outros. E para evitar um trânsito intenso entre as mesas durante a festa, a melhor coisa a fazer é colocá-los próximos. Imagine: se você quer conversar com seu melhor amigo que está sentado na outra ponta do salão, você terá de atravessar um mar de mesas para chegar até ele e vice-versa. Seja prático! Esse planejamento precisa ser feito com antecedência, e conferido sempre antes do evento começar.

Acerte o discurso com ensaios

StageOn Brasil - Formaturas

StageOn Brasil | Como organizar uma festa de formatura

Parece coisa de filme: o orador sobe no palco para fazer o discurso, e para a surpresa geral, fala um monte de coisa que não poderia ser dita nem em grupos privados de amigos. Esse é um risco que não dá para correr. Uma verificação anterior da mensagem evita muitos problemas nesse sentido.

O discurso do orador não deve ser uma tarefa apenas dele. Deve ser discutido em grupo! Ele pode redigir o “esqueleto” do texto, mas ele deve ser moldado, apreciado e editado por todos que irão se formar. É a forma mais democrática de passar esse recado: todos devem participar desse momento, um dos mais importantes da formatura.

E claro, é preciso ensaiar. Antes da formatura é sempre bom repassar o texto em um ensaio, se possível no próprio local onde ele será realizado. Repasse com o orador o discurso completo, e sempre pergunte a ele se haverá momentos de improvisação – são nessas horas em que algo arriscado pode acontecer, então avalie se vale a pena ou não permitir esses trechos durante a oratória.

Distribua um informativo a todos os formandos

Todos os envolvidos – no caso, os formandos – precisam saber de todos os detalhes da cerimônia e da festa. Para resolver essa questão, o melhor conselho é produzir um documento informativo, onde você pode elencar todos os detalhes da formatura, do começo ao fim.

Há quem coloque até o mapa das mesas (que citamos no começo desse post) anexado a este documento, justamente para facilitar na hora da chegada e também para que, se houver alguma divergência, ela seja consertada à tempo.

Nessa hora é importante descrever, em detalhes, todo o cerimonial. Esse documento servirá como roteiro da formatura, e assim todos poderão saber exatamente quais são os passos que precisam ser seguidos para que nada dê errado. É uma forma também de evitar improvisações e micos – o maior medo de um organizador.

Acerte os últimos detalhes com os músicos

Festa de Formaturas | Artistas Músicos e Bandas StageOn Brasil

Festa de Formaturas | Artistas Músicos e Bandas StageOn Brasil

Um dos pontos altos de uma festa de formatura é a música que embala este momento. Não se pode, de jeito nenhum, deixar de pensar em quem vai animar a festa até o fim. Há quem prefira DJs, outros preferem artistas que cantam e tocam ao vivo. Independente de qual tenha sido a sua escolha, é preciso fazer com que tudo esteja em ordem. Por essa razão, você deve entrar em contato com os músicos contratados para finalizar os últimos detalhes.

Aqui na StageOn você tem as melhores bandas e artistas para a sua formatura. São profissionais altamente confiáveis, com quem você pode contar não só para a sua festa de formando, mas também para todos os outros tipos de evento.

Sendo contratados de nossa plataforma ou não, fale com os contratados alguns dias antes da realização da festa para acertar a setlist, duração do show, e todos os outros pormenores que são indispensáveis para deixar tudo acertado como um relógio para não haver nenhum tipo de improviso durante o evento.

Contrate um músico profissional para o seu evento

Contrate um músico profissional para o seu evento

Com tudo isso preparado, basta você providenciar a sua roupa de festa e se divertir! Não se esqueça: se você, organizador, for também um formando (ou membro da comissão de formatura), você também merece ter o seu momento. Afinal, a formatura é de todos – inclusive sua! Só não deixe de conferir esses detalhes alguns dias antes, para não ter surpresas e para que você possa curtir sua formatura com tranquilidade!